Sacolas em TNT personalizadas
Sacolas Personalizadas em TNT - Ecoplus Blumenau SC
»
»
TNT: Reciclável ou Biodegradável?

TNT: Reciclável ou Biodegradável?

Muitas dúvidas sobre as propriedades ecológicas do TNT acabam surgindo de tempos em tempos. Dentre elas as mais comuns estão relacionadas ao fato do TNT ser ou não biodegradável e se ele pode ou não ser reciclado. Porém, antes de classificar um produto como “reciclável” ou “biodegradável” é importante primeiro entender o que esses conceitos significam.

Diferenças entre materiais recicláveis e biodegradáveis

Materiais recicláveis são, basicamente, objetos que podem ser reutilizados. A palavra “reciclar” significa, de acordo com o dicionário formal, “atribuir a um material já usado uma nova utilização”. O processo de reciclagem é essencial para redução do lixo gerado pelo homem e é destinado para materiais cuja decomposição natural é lenta. São exemplos os metais, vidros e plásticos, que precisam ser levados a centros de reciclagem para então passar por processos de limpeza, separação e composição até voltarem a circular no mercado. 

A biodegradação é um processo de transformação que ocorre através de microorganismos. Em condições adequadas, o resultado químico gerado por esse processo costuma ser água, biomassa e dióxido de carbono (CO2). Para que um produto seja considerado biodegradável sua decomposição deve ser rápida em comparação aos outros produtos, em uma escala de tempo de semanas ou meses, gerando menos impactos ao meio ambiente. Além disso, a matéria prima de um produto biodegradável deve ser, em grande parte, material biológico como resíduos vegetais, por exemplo.

E os plásticos oxibiodegradáveis, o que são?  

“Os plásticos oxibiodegradáveis são plásticos sintéticos nos quais foram incorporados aditivos químicos pró-oxidantes em sua composição. Esses aditivos são capazes de iniciar ou acelerar o processo de degradação oxidativa, gerando produtos que são biodegradáveis. O PCL, por exemplo, é um poliéster termoplástico biodegradável e biocompatível com aplicações médicas”. Fonte: ecycle.com.br

Mas então como podemos classificar o TNT?

O TNT é um material fabricado a partir de fibras de polipropileno e viscose, caracterizando-se por ser atóxico e semipermeável. Por ter como componente de fabricação o aditivo oxibiodegradável PDQ-H®, possui uma taxa de decomposição muito menor que o plástico comum. Porém, enquanto alguns especialistas consideram o TNT como um produto biodegradável exatamente por esse motivo, outros o excluem dessa lista por ser um material cuja matéria prima é o petróleo e por ter um tempo de decomposição um pouco maior que alguns meses.

De qualquer modo, para que um produto empresarial seja definitivamente classificado como biodegradável ele deve atender a certas normas governamentais, como o código brasileiro ABNT NBr 15448, e comprovar suas propriedades por meios de testes em laboratórios especializados. Órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ambos vinculados ao Ministério do Meio Ambiente, também podem ser consultados.

No entanto, “a fibra de polipropileno retornável de 80g, um TNT lavável, originado do plástico, leve e de uso sustentável pode, após o tempo médio de uso de cinco anos, ser descartado na coleta reciclável de lixo”. Fonte: funverde.org.br

Sendo assim, o que podemos afirmar é que o TNT é um material que pode sim ser reciclado. Ele é considerado por alguns especialistas da área como biodegradável quando comparado ao plástico comum, enquanto que por outros nem tanto. É um produto muito menos prejudicial ao meio ambiente e, desse modo, classifica-se como material sustentável. A preferência de utilizar produtos fabricados a partir do TNT, em vez do plástico comum, caracteriza o posicionamento das empresas como desenvolvimento ecológico.

Veja também: Segmentos do mercado que mais utilizam o TNT

Categorias
Notícias Mais Lidas
21/11/2018
Tempo de decomposição dos materiais
31/03/2020
O que é Gramatura de TNT?
25/06/2017
Sacolas Ecológicas – 10 motivos para usar | Ecoplus
27/02/2015
10 dicas para consumir e descartar o lixo de forma consciente!
20/06/2017
Ecobag personalizada e suas funcionalidades | Ecoplus
15/02/2018
Sacola TNT Lisa – Conheça as Melhores Opções do Mercado
02/12/2014
10 razões para trocar a sacola plástica por uma ecobag
19/01/2017
Benefícios da Sacola Retornável | Eco Bag
24/11/2017
6 benefícios da sacola retornável em tnt que você precisa saber
18/04/2022
Ecobags: o que são e como surgiram?
16/04/2020
Qual jaleco utilizar em um momento de pandemia? Tecido vs descartável
30/06/2014
Substitutos para o plástico
13/07/2017
Dica para organizar o seu carro com Lixocar
21/10/2021
Chegou! As novas embalagens envelope!
15/05/2017
Porque utilizar sacos de TNT para armazenar meus sapatos?