ORÇAMENTO POR E-MAIL
contato@ecoplus.ind.br
WHATSAPP
(47) 99135-1076

Home » Blog Ecoplus

Substitutos para o plástico

30/06/2014



Hoje em dia há uma grande preocupação com a questão ambiental, ecológica, sustentável e tudo mais. Um grande tema que ganha uma atenção especial, é a grande quantidade de lixo produzido bem como o destino que este toma. Diretamente ligado a este assunto está a produção de sacolas plásticas. Inevitavelmente a grande maioria das sacolas terminam como sacos de lixo nas residências ou em outros lugares. 

No mundo inteiro há diversas entidades  preocupadas em achar um substituto viável para o plástico.

Algumas medidas já existem no país, Em SP por exemplo, o governo estadual vetou um projeto de lei do deputado estadual Sebastião Almeida que obrigava comerciantes a adotar sacolas Plásticas de mais rápida decomposição - Oxibiodegradáveis. 

A principal razão apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente para o veto à exigência foi que o plástico oxibiodegradável é que ele é produzido com aditivos químicos que contaminariam o solo e as águas.

Outra solução para substituir o plástico tradicional ( feito de petróleo) seria o plástico produzido a partir do milho ou da cana-de-açúcar, e até mesmo as práticas sacolas produzidas a partir de TNT outro material de rápida degradação na natureza, que além de barato não polui.

Contudo  a grande utilização das sacolas plásticas está longe de ser erradicada ou ainda diminuída significativamente, o uso das sacolas é algo cultural, encravado nas sociedade.

"Hoje, acho improvável que alguém deixe de usar lixeira sem saco de plástico. Acho que a grande discussão seria como é possível gerar menos lixo. Para isso, é preciso rever nosso padrão de consumo. É como se resolvêssemos o problema da unha encravada. É importante fazer isso, mas o problema continua sendo o sapato que usamos, e não a unha." Disse Luciano Basto, pesquisador do Instituto de Mudanças Globais da Coppe/UFRJ.



Mais Buscados

Newsletter
Receba nossas novidades e promoções

Rua José Augusto Maba, 61 - CEP: 89.056-080 Bairro Fortaleza - Blumenau/SC