Home » Blog Ecoplus

Sacolas de TNT para Diversos Usos | Ecoplus

22/05/2017


Talvez você não perceba, mas as sacolinhas de TNT já fazem parte da vida da maioria das pessoas. Quando você vai a uma festa, ao mercado ou em qualquer lugar com certeza alguém está usando algum desses produtos. 

Por ser feita de material relativamente barato e com boa resistência, ela oferece uma infinidade de possibilidades de uso e vem sendo utilizada cada vez mais em produtos ecologicamente corretos, por não agredir o meio ambiente. 

O que é TNT? 

O TNT é considerado um Tecido Não Tecido, pois, ele é feito a partir de fibras aglomeradas e fixadas, não passando, portanto por processos comuns à fabricação de tecidos como fiação, tecelagem e malharia. O TNT pode ser produzido utilizando fibras naturais, como o algodão, ou fibras sintéticas, como o poliéster. 

TNT e o meio ambiente

O processo de produção do TNT reduz gastos de energia e poluição, quando comparados ao plástico e elimina o corte de árvores, quando comparados às sacolas de papel. Mais um ponto a favor do TNT, é o tempo de decomposição na natureza. Ele demora cerca de 6 meses para se decompor, sendo muito mais rápido em comparação ao plástico, que leva cerca de 200 anos. 


Variedade de usos do TNT

Ecobags: O principal uso das sacolas de TNT é em substituição às sacolas de plástico ou de papel, ainda muito utilizadas no varejo. Estima-se que uma única pessoa utilize cerca de 480 sacolas plásticas durante o período de um ano, e normalmente após o uso, essas sacolas de plástico acabam indo parar em depósitos de lixo, redes de esgoto e até oceanos, causando danos irreversíveis ao meio ambiente. Já a sacola de TNT, por ser mais durável, pode ser reutilizada diversas vezes, diminuindo consideravelmente, o resíduo plástico mundial.  

Plantio de Mudas: Uma utilização recente das sacolas de TNT é no plantio de mudas. Elas substituem os saquinhos pretos que antes armazenavam as mudas. Por ter uma superfície porosa, a sacolinha de TNT possibilita o plantio direto na terra, sem a necessidade de ser retirada, pois permite a saída das raízes. Elas agilizam o processo do plantio e está sendo bastante utilizada em grandes projetos.  

Artesanato: esse mercado é o mais diversificado no mundo do TNT. São inúmeras as opções de peças feitas com esse material. Sacolinhas de brinde, decoração de festas, almofadas, itens para bebês, bonecas, flores, enfim... O TNT pode ser produzido em diversas cores, lisas ou estampadas, e assim o artesão pode dar asas a imaginação e criar praticamente qualquer coisa com esse material.  

Proteção de roupas e sapatos: A porosidade do TNT é uma grande aliada na proteção de vestuário guardado em armários. O produto permite que roupas e sapatos tenham contato com o ar, mas os mantém protegidos da poeira. 

São uma excelente opção na proteção de casacos, ternos, vestidos de festa e outras peças que são usadas esporadicamente. Essa mesma ventilação é benéfica para produtos de couro que correm grande risco de apresentarem mofo se armazenados em locais abafados. Outro uso interessante é em viagens, pois ajudam na organização das roupas na mala, e no retorno podem armazenar a roupa suja, já que estando dentro da sacola de TNT elas não terão contato direto com as roupas limpas.  

Diversos usos: Telas de filtro, tecidos higiênicos, tecidos hospitalares, colchões, travesseiros, cama e mesa, forros de sofás e móveis, bolsas e malas, revestimento interno de veículos, entre outros. 

Mercado de TNT no Brasil

 Hoje o Brasil já é o quarto maior mercado consumidor de TNT do mundo, mas a expectativa é que ainda ocorra um aumento em torno de 10% a 12%, já que o país ainda é considerado emergente nesse mercado. E a preocupação mundial com a poluição leva a indústria para a evolução nesse setor, por ser um produto biodegradável, e auxiliar na redução de resíduos tanto na fabricação como na sua reutilização. Blumenau é uma cidade que vem se destacando nacionalmente no mercado de sacolas de TNT nos últimos anos, sendo que já possui diversas fábricas e fornece o produto para todo o país.