ORÇAMENTO POR E-MAIL
contato@ecoplus.ind.br
WHATSAPP
(47) 99135-1076

Home » Blog Ecoplus

10 dicas para consumir e descartar o lixo de forma consciente!

27/02/2015

Já estamos acostumados a consumir produtos industrializados diariamente e descartar suas embalagens. A maioria desses produtos está envolta em materiais recicláveis, como caixas de papelão, plástico ou garrafas de vidro. Se separados corretamente, esses itens podem ser reaproveitados ou reutilizados, contribuindo para diminuir a quantidade de lixo que produzimos.

Um conceito muito utilizado na área de sustentabilidade é a regra dos 3 Rs. Para consumir de forma inteligente e evitar o desperdício de materiais é preciso Reduzir a quantidade de lixo diário, Reutilizar o que for possível e Reciclar o restante. São hábitos simples, que podem facilmente serem adotados por todos. A substituição de artigos descartáveis, como sacolas plásticas por ecobags, por exemplo, já ajuda na redução do volume de lixo.

Confira algumas dicas para diminuir a geração de lixo doméstico:

1.      Planeje suas compras antes de ir ao mercado. Muitas vezes fazemos a “compra do mês” no piloto automático, e levamos o que estamos acostumados sem analisar a quantidade que realmente precisamos. Compre somente o necessário e fique atento as datas de validade dos produtos para que eles sejam aproveitados. Assim, você evita o desperdício.

2.      Dê atenção também à forma como os produtos estão expostos e de preferência aos que contenham menos embalagens. Quando possível, opte por produtos a granel para evitar potes e recipientes desnecessários. Evite produtos embalados individualmente e escolha aqueles que possuem refil.

3.      Troque já a sacola plástica por uma ecobag e procure sempre embalagens retornáveis, como garrafas de bebidas. Desse jeito você evita que mais coisa vá parar no lixo desnecessariamente.

4.      Reutilize potes e embalagens para guardar mantimentos ou outros objetos. Use a criatividade!

5.      Cascas de alimentos e o que sobra do pó de café podem ser reutilizados como adubo para vasos e jardins;

6.      Só utilize a impressora quando for realmente necessário e use os dois lados do papel.

7.      Peça ao seu banco que envie os comprovantes de pagamento por e-mail ou para o seu celular e evite pegar panfletos na rua para diminuir a quantidade de papel que chega até você

8.      Substitua os copos descartáveis por de vidros e leve sua caneca para o trabalho.

9.      Roupas e sapatos em bom estado podem ser doados ou reutilizados.

10.  Reduza o peso de seu lixo para facilitar o trabalho de coleta. Retirar o líquido presente nas embalagens e compactar embalagens como caixas longa vida, aumentam a capacidade do caminhão e facilitam o trabalho.  


Mais Buscados

Newsletter
Receba nossas novidades e promoções

Rua José Augusto Maba, 61 - CEP: 89.056-080 Bairro Fortaleza - Blumenau/SC