ORÇAMENTO POR E-MAIL
contato@ecoplus.ind.br
WHATSAPP
(47) 99135-1076

Home » Blog Ecoplus

10 razões para trocar a sacola plástica por uma ecobag

02/12/2014

No mundo inteiro está cada vez mais forte a conscientização sobre o uso de descartáveis e seu impacto no meio ambiente.  Diante das mudanças climáticas e da crise de abastecimento fica evidente a necessidade de assumirmos uma nova postura em relação ao consumo. Um dos hábitos mais comuns dos brasileiros é o uso indiscriminado de sacolas plásticas para acomodar compras em diversos estabelecimentos comerciais. Se você é um desses consumidores, aqui vão dez razões para você trocar de vez a sacolinha:

1. Reduzir o impacto no meio ambiente

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, são consumidas anualmente entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas no mundo. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora, sendo que mais de 80% dos plásticos são utilizados apenas uma vez. O plástico convencional leva em média 400 anos para se decompor. 

2. Diminuir a poluição na cidade

Descartadas de maneira incorreta, as sacolas plásticas invadem vias e entopem bueiros causando enchentes e alagamentos. Como são leves e podem ser levadas pelo vento, acabam caindo a longas distâncias, muitas vezes em florestas, lagos e oceanos. Nos rios e córregos, as sacolas agregam vários tipos de lixo e formam ilhas na superfície, que acabam sendo levadas pelo vento e acabam em postes e cercas, prejudicando a paisagem.

3. Preservar

O plástico é o segundo material mais comum em lixões e aterros sanitários. Quando chegam à sua capacidade máxima, é necessário abrir outra área para o depósito de resíduos, áreas que poderiam ser utilizadas para reflorestamento ou para espaços públicos.

4. Proteger animais ameaçados

A ingestão de pedaços de sacolas plásticas já é uma das principais causas da morte de tartarugas e outros animais aquáticos que os confundem com comida. Ao se tornarem parte da cadeia alimentar, prejudicam também a nossa saúde, já que ao ingerirmos esses animais, engolimos também resíduos de plástico que podem obstruir o aparelho digestivo.

5. Sustentabilidade

As sacolas plásticas convencionais são produzidas a partir do petróleo, recurso não renovável e cuja exploração e refino trazem danos ao meio-ambiente. O TNT, no entanto, é um tecido biodegradável, composto de substâncias atóxicas que levam de seis meses a dois anos para serem totalmente decompostos. 

6. Decomposição do lixo orgânico

O plástico das sacolas atrasa a decomposição dos resíduos orgânicos no seu interior. Isso faz com que aumente a produção de metano e CO2, gases do efeito estufa que voltam a ser liberados na atmosfera quando a sacola é rasgada.

7. Prevenção de doenças

As sacolas descartadas em ambientes urbanos podem acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue. Leptospirose, cólera e hepatite também são doenças frequentes nos casos de enchentes e alagamentos ocasionados pelo entupimento de bueiros.

8. Ecobags são mais duráveis

Uma pequena quantidade de sacolas ecológicas substitui uma grande quantidade das de plástico e ainda podem ser reutilizadas várias vezes. As ecobags são mais resistentes e duráveis, não rasgam com facilidade e podem ser lavadas.

9. São mais práticas

Sacolas grandes e com alças confortáveis são mais fáceis de transportar, além de abrirem facilmente e comportarem muito mais peso sem perigo de arrebentarem no meio da rua e te deixarem na mão.

10. Divulgar sua marca

85% dos brasileiros dizem que ficariam mais motivados a comprar um produto que tenha sido fabricado de maneira "ambientalmente correta", de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente. Mostrar que a sua empresa possui responsabilidade socioambiental não é só uma boa bandeira a levantar, é também uma oportunidade de adquirir novos consumidores e alavancar as vendas.


Mais Buscados

Newsletter
Receba nossas novidades e promoções

Rua José Augusto Maba, 61 - CEP: 89.056-080 Bairro Fortaleza - Blumenau/SC