Home » Blog Ecoplus

Biossegurança em momento de covid-19?

02/07/2020


 

Antes de explicar a importância da biossegurança em um momento de pandemia, devemos entender o que é.  A biossegurança é um conjunto de medidas de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes, visando a segurança do profissional e paciente em hospitais e clínicas.

 

Com a grande exposição de profissionais da saúde e da comunidade em hospitais e clínicas ao corona vírus, é essencial a aplicação das medidas de biossegurança para controlar a contaminação, pois trata-se de um vírus de contágio fácil e rápido. 

Mas afinal, quais são as medidas que a biossegurança propõe?  Essas medidas podem ser divididas em dois tipos:

EPI (Equipamentos de Proteção Individual) – que são os jalecos (capotes ou aventais), luvas, óculos, toucas, propés, máscaras, entre outros.

EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) – que são a autoclave, chuveiro de emergência, forno pasteur, entre outros.

 

Com os médicos usando jaleco, máscara, touca e propé e os hospitais e clínicas utilizando os Equipamentos de Proteção Coletiva é possível reduzir a contaminação por corona vírus entre funcionários, pacientes e a comunidade. 

 

O objetivo desta postagem é mostrar um pouco sobre a biossegurança e porque ela se torna tão importante neste momento de pandemia, porém vale ressaltar que ela não se aplica somente a hospitais e clínicas, mas em indústrias, laboratórios, universidades, hemocentros, entre outros.

 

Acesse nossas redes sociais e conheça todas as medidas que a Ecoplus está tomando para a segurança dos colaboradores e clientes.